Notícias

escola-profissional-da-construcao-civil-forma-mais-uma-turma-de-pedreiros-de-edificacoes-

Escola Profissional da Construção Civil forma mais uma turma de Pedreiros de Edificações

Sex, 05 de Setembro de 2014 14:54

Aconteceu, na última quarta-feira (03/09), a formatura da 23° Turma de Pedreiro de Edificações, da Escola Profissional da Construção Civil. Receberam o título os alunos Cristian da Silva Ribeiro, Guilherme Carpes dos Santos Prestes, José Altair da Silva de Mattos, Lucas Reis dos Santos, Robert Klaus Maciel da Silva, Rodrigo Silveira da Silva e Wellinton Barbosa de Oliveira.
O Coordenador de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI/RS, Carlos Eduardo Winkler, demonstrou que muitas vezes é difícil conciliar os estudos, o trabalho e a vida pessoal, mas que o esforço no final é compensatório. “Uns ficaram pelo meio do caminho, mas estes que aqui estão conseguiram concluir, são vencedores. Parabéns e continuem estudando”, congratulou.
A vice-presidente do Sinduscon-RS, Sandra Saffer, iniciou destacando a importância da longa parceria entre os sindicatos, patronal e de trabalhadores, e o SENAI na formação de profissionais para a construção civil. “Hoje, o mercado da construção civil é muito diferente de alguns anos atrás. Não é mais um artesanato, envolve tecnologia que exige uma formação necessária de jovens que compreendam a complexidade desse novo cenário”, enfatizou.
Representando o prefeito de Porto Alegre, a gerente do SINE municipal Ângela Oetinger, destacou a importância do jovem qualificado no mercado de trabalho. Já o representante do governo do Estado, Fábio, Medeiros, além de salientar a exigência de qualificação imposta, mostrou que a força de vontade também deve ser reconhecida. “Há muitos anos eu também fui formando, no caso do SENAC, depois cursei uma faculdade e hoje trabalho na minha área, que é o jornalismo. Vale a pena buscar uma qualidade de vida melhor”, finalizou.
O secretário-geral do STICC, Gelson Santana, falou da importância do evento para o STICC. “Essa escola existe desde 1990. Queremos lotar esse salão. Nós precisamos do jovens, pois eles são transformadores, são revolucionários. É nosso dever melhorar e qualificar a mão-de-obra. Esses meninos estão de parabéns, pois tiveram tudo para desistir, mas persistiram. Quantos começaram com eles? Quantos ficaram para trás? Apenas sete permaneceram os 18 meses até alcançarem a conclusão do curso. E são estes heróis aqui’, emocionou-se. Aproveitando o ensejo, o líder sindical anunciou que o STICC buscará cada vez mais acrescer o número de formandos. “Nós vamos aumentar e isso é uma determinação. Esse será o nosso foco a partir de agora, pois o nosso lema é cuidar das pessoas e nós vamos ajudar os nossos jovens. Nós podemos mais, podemos construir um mundo melhor”, afirmou.
O paraninfo da turma, Rafael Lonzetti, disse sentir-se feliz e entusiasmado com a escolha de seu nome para o posto. Afirmou que o Sinduscon participa ativamente do andamento da escola, juntamente com o STICC, que ambos sindicatos estão focados nas melhorias contínuas, não somente nas instalações, mas igualmente nos dos currículos dos cursos, fato que considera um grande desafio diante do ritmo acelerado do sistema construtivo e das novas tecnologias do mercado.
Pensando no futuro dos jovens, o STICC em parceria com o Senai e Sinduscon, criou a Escola Profissional da Construção Civil, onde alunos recebem gratuitamente ensino técnico profissionalizante e saem prontos para o mercado de trabalho. O sindicato oferece aos estudantes dos cursos vale transporte para Porto Alegre, almoço, material didático e de consumo, assistência médica, odontológica e psicológica bem como uma bolsa e o certificado oficial do Senai. O Curso da construção civil para menores tem formação em alvenaria, elétrica, hidráulica, máquinas e equipamentos, tecnologia da construção, leitura e interpretação de projetos.

 

Texto: Andrea Pinto Schoeler

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui