Notícias

dialogo-social-mrv-e-sindicalistas-em-encontro-inedito

Diálogo Social: MRV e sindicalistas em encontro inédito

Qua, 22 de Novembro de 2017 16:04

Nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), o STICC (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil) promove, em Porto Alegre, um diálogo social entre os sindicatos da construção civil e a MRV Engenharia. Esse encontro inédito entre sindicalistas e empresários tem por objetivo construir uma relação harmoniosa entre as partes. A MRV foi a primeira empresa a se prontificar em participar desse evento propositivo. O primeiro dia do encontro foi utilizado para a apresentação pelos sindicatos de casos (positivos ou negativos) com a construtora.

 

A abertura do evento contou com a presença do presidente do STICC, Gelson Santana, do diretor de produção da MRV Engenharia para a Região Sul, Ralf Haddad, do presidente da UGT-RS, Norton Jubelli, entre outras autoridades.

 

Sindicatos dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Espírito Santo integram o evento. A ICM (Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira), com sede em Genebra (Suíça) é a organizadora do encontro.

De acordo com o presidente do STICC, “o empresário e o trabalhador devem caminhar juntos para construir um País melhor”. “O diálogo social que será tratado aqui não é apenas na estão patrão e empregado, tem que ser levado para os assuntos mais simples, como uma briga de trânsito. Por exemplo, estamos em uma era de intolerância e isso prejudica não apenas o ofendido, mas, sim, a humanidade”, disse. “Esse sindicato foi reinventado em 2011, com muito trabalho árduo e colocando eficiência e a ética em primeiro lugar. Os frutos estamos colhendo com a presença dos sindicatos e da MRV na mesma mesa”, concluiu Gelson Santana.

 

Norton Jubelli afirmou que “está na hora de desmistificarmos a luta de classes”. “Há, sim, desigualdade social. Essa desigualdade só vamos dar fim com diálogo, mas um diálogo justo, que seja bom para o trabalhador e o empresário.” “A MRV está de parabéns por ser pioneira nesse projeto”, disse.

 

De acordo com o diretor de produção da MRV Engenharia para a Região Sul, a segurança do trabalhador é “nos últimos anos prioridade para a empresa”. “Aprendemos com os nossos erros do passado. Temos a convicção do que o que é melhor para o trabalhador será o melhor para a empresa”, disse. De acordo com o Haddad, o diálogo entre a MRV e os sindicatos é constante. “Os sindicatos que estão aqui presentes sabem que sou acessível e atendo ao chamado, a qualquer hora, de qualquer eventualidade ou necessidade do sindicalista”, ressaltou.

 

O diretor também afirmou, ainda, que a empresa trabalha diretamente na sociedade onde ela está inserida: “Mesmo, dependendo da obra, não tendo necessidade de contrapartida, a MRV faz questão de reformar uma estrada, um parque onde ela tem um empreendimento”. “Além disso, temos diversos cursos de qualificação dentro do próprio canteiro de obras”, concluiu.
No Brasil a ICM e seus 43 sindicatos afiliados têm se engajado também em processos de diálogo social com grandes empresas brasileiras, como a Votorantim, Odebrecht, InterCement, entre outras.

 

A MRV Engenharia tem se despontado no setor da construção no Brasil, sendo a maior parceira do governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida e, segundo a própria construtora, está em atuação em 148 cidades de 22 Estados, com quase 20 mil empregados.

 

Quinta-feira

 

8h30min Visita a um Canteiro de Obra

10h30min Dialogo Social com a MRV Engenharia

Apresentação da MRV Engenharia

Apresentação dos sindicatos participantes

Diálogo Social

13h Almoço

14h30min Avaliação do Diálogo

Sumário e conclusões

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui