Notícias

sticc-doa-meia-tonelada-de-papel-para-reciclagem-do-hospital-psiquiatrico-sao-pedro

STICC doa meia tonelada de papel para reciclagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Sex, 09 de Fevereiro de 2018 10:03

A triagem mensal de toneladas de resíduos sólidos em um prédio anexo ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, está oferendo uma oportunidade de reabilitação psico-social e profissional. E o STICC (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil) está apoiando esse projeto. Mais de meia tonelada de papéis da entidade sindical foram doados para reciclagem. Entidades como Banrisul, Procergs, Banco do Brasil, e as secretarias Estadual da Fazenda e da Saúde já fazem parte do projeto.

 

Para os moradores da Vila São Pedro, localizada ao lado do hospital, essa oportunidade significa ainda uma opção digna de trabalho e renda, além da formação de uma consciência ecológica. O trabalho representa uma nova forma de atendimento preconizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que aponta para a criação de formas efetivas de inclusão social do paciente psiquiátrico.

 

O trabalho teve início a partir de um pequeno grupo de separação de resíduos existente na instituição em 2001 e cresceu até se transformar na Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem - ATUT. Os resíduos vão para as "gaiolas" e são separados e prensados, formando os "fardos". Os plásticos são separados por tipos e os papéis são picotados.

 

De acordo com o presidente do STICC, Gelson Santana, a entidade segue fazendo o que sempre fez: “Tratamos o ser humano com igualdade e respeito”. “Essa ajuda a essa associação ligada ao Hospital Psiquiátrico São Pedro engrandece o sindicato, mas mais ainda os pacientes e funcionários dessa instituição de saúde que já faz parte da história do Rio Grande do Sul.”

 

A vice-coordenadora da ATUT, Elena Strait, salientou o trabalho terapêutico da reciclagem. “Os pacientes e moradores que aqui estão têm a possibilidade de ter uma renda, pequena, mas sua. Conquistada dignamente”, afirmou. Elena fez uma apelo: “Nós precisamos de mais papel, pois ainda não atingimos nossa capacidade e muitos dependem apenas dessa renda”.

 

Podem ser aproveitados papéis de todo o tipo (jornais, revistas, papel branco, colorido, papelão), vidros não quebrados, plásticos, alumínio, radiografias antigas e cartuchos de impressoras. Interessados em contribuir com a unidade podem obter informações pelo telefone (51) 3384.3640 ou pelo e-mail atuthpsp@gmail.com.

 

Pedro Marques – MTB 12112

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui