Notícias

Fiscalização do STICC acompanha Ministério Público do Trabalho em vistoria
Qua, 29 de Janeiro de 2014 10:44
O STICC foi convidado pelo Ministério Público do Trabalho para acompanhar uma vistoria em uma obra residencial no bairro Agronomia. Segundo o fiscal do STICC, Jorge Fernando Freitas, após receber uma denúncia, o sindicato fiscalizou o canteiro de constatou várias irregularidades.
O empreiteiro mantinha os trabalhadores dentro do canteiro de forma incorreta, não estava assinando as carteiras de trabalho nem fornecendo o vale-transporte, abuso de carga horária, entre outras falhas. Além disso, foram encontradas problemas nas questões da saúde e segurança do trabalho.
- Entendemos que nossa luta para defender os nossos trabalhadores está começando a ter eco. O Ministério do Trabalho, em conjunto com a nossa entidade, foi verificar de perto aquilo que viemos constatando ao longo dos anos: a precarização do nosso setor. Esperamos poder repetir muito essa parceria, incluindo também a SRT, para que possamos continuar buscando dar dignidade às pessoas trabalhadores da construção civil. Parabéns ao Ministério Público do Trabalho por essa ação – elogia o secretário-geral do STICC, Gelson Santana.
Após a vistoria, o STICC elaborou um relatório técnico sobre as irregularidades encontradas na obra, que ajudará na instauração do processo no Ministério Público do Trabalho. O objetivo é que o canteiro seja interditado até a resolução de todas as pendências. A luta do STICC é para que os trabalhadores da categoria sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos.
Texto: Andrea Pinto
Contribuição: Shállon Teobaldo/ Estagiária