Notícias

icm-e-centrais-sindicais-divulgam-declaracao-contra-o-desmatamento-ilegal-da-amazonia

ICM E CENTRAIS SINDICAIS DIVULGAM DECLARAÇÃO CONTRA O DESMATAMENTO ILEGAL DA AMAZONIA

Qui, 24 de Junho de 2021 14:44

Gelson Santana, Presidente do STICC e Coordenador da ICM Brasil participou da reunião entre representantes de sindicatos nacionais , da Europa e Estados Unidos que debateu o desmatamento da Amazônia.

 

 O encontro contou com as presenças   de Ricardo Patah, UGT; José Reginaldo Inácio, NCST/CNTI; Antonio Lisboa, CUT Nacional , afiliados na região amazônica, Reinaldim Barbosa , Coordenador da ICM ; Luiz Queiroz, do Grupo de Trabalho Floresta e Madeira da ICM ,Bob Walls (EUA) e Tony Berggreen (Suécia). Coen van der Veer , Diretor Global da ICM para o setor de Floresta e Madeira, também participou dos debates. Após a reunião, foi divulgada a DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DOS SINDICATOS DA CONSTRUÇÃO E MADEIRA SOBRE A REGIÃO AMAZÔNICA ,documento político que reflete a enorme preocupação das entidades com o indiciamento de autoridades federais, como o presidente do IBAMA e o Ex-Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, devido a fortes indícios de envolvimento com o tráfico internacional de madeira nobre extraída de forma ilegal da floresta amazônica. Mais do que declarar-se indignados e preocupados, os sindicatos afiliados a ICM no Brasil, EUA e Europa vão apresentar o caso formalmente aos sistemas de certificação florestal FSC e PFEC, requerendo a suspensão do certificado das empresas envolvidas até o final da investigação policial e a decisão da Justiça.

 

Por trás do tráfico ilegal de madeira se encontra, geralmente, o trabalho análogo a escravidão, a corrupção de autoridades públicas, a invasão de terras indígenas, a perseguição e ameaças a lideranças sindicais, religiosas e comunitárias.

 

 

É amplamente reconhecido que o atual governo, de forma deliberada, afrouxou todos as formas de registro e fiscalização na região Amazônica, interferindo, inclusive, no trabalho de repressão policial ao crime.

 

 

 

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui