Notícias

nossas-visitas-de-rotina-

NOSSAS VISITAS DE ROTINA

Seg, 18 de Abril de 2022 19:24

Em visita pelos canteiros de obras para verificação do andamento dos trabalhos e prestação de esclarecimento aos trabalhadores. A Equipe de Fiscalização sempre atenta a todas as normas de saúde e segurança.

Afinal, no que consistem a saúde e a segurança no trabalho?



A saúde e a segurança no trabalho consistem numa disciplina de âmbito alargado, que envolve muitas áreas de especialização.Num sentido mais abrangente, deverá ter os seguintes objectivos:

♦ A promoção e a manutenção dos mais elevados níveis de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores de todos os setores de atividade.;

♦ A prevenção para os trabalhadores de efeitos adversos para a saúde decorrentes das suas condições de trabalho;

♦ A protecção dos trabalhadores no seu emprego perante os riscos resultantes de condições prejudiciais à saúde;

♦ A colocação e a manutenção de trabalhadores num ambiente de trabalho ajustado às suas necessidades físicas e mentais;

♦ A adaptação do trabalho ao homem .

Por outras palavras, a saúde e a segurança no trabalho englobam o bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores, ou seja, da “pessoa no seu todo”.



Para serem bem sucedidas, as medidas de saúde e de segurança no trabalho,exigem a colaboração e a participação tanto de empregadores como dos trabalhadores nos programas de saúde e segurança, obrigando a equacionar questões relacionadas com a medicina do trabalho, a higiene no trabalho, a toxicologia, a educação,a formação, a engenharia de segurança, a ergonomia, a psicologia, etc.


As questões relacionadas com a saúde no trabalho têm sido objeto de menor atenção do que as questões relacionadas com a segurança no trabalho, porque as primeiras são geralmente mais difíceis quer na sua identificação, na dificuldade da elaboração do seu diagnóstico, e no estabelecimento da relação de causa a efeito.

No entanto, quando abordamos o tema da saúde, abordamos igualmente o da segurança, pois um ambiente saudável é, por definição, também um local de trabalho seguro.

No entanto, o inverso pode não ser verdade – um local de trabalho considerado seguro não é necessariamente um local de trabalho saudável.

O importante é frisar que as questões da saúde e da segurança devem ser identificadas em todos os locais de trabalho.



De modo geral, a definição de saúde e de segurança no trabalho engloba quer a saúde, quer a segurança, nos seus contextos mais alargados.

Condições de trabalho deficientes afectam a saúde e a segurança do Trabalhador


#sticcportoalegre #saudeeseguranca #sindicato #portoalegremais #portoalegre #bemestaresaúde

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui