Notícias

sticc-e-sinduscon-rs-assinam-acordo-para-reducao-do-stress-termico-nos-canteiros

STICC e Sinduscon-RS assinam acordo para redução do stress térmico nos canteiros

Ter, 27 de Janeiro de 2015 10:04

Agora é oficial! Os mais de 130 mil trabalhadores que fazem parte da base territorial do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC) já tem mais uma garantia para se proteger do calor insalubre no Rio Grande do Sul. Foi assinado na tarde desta segunda-feira (26) o Termo de Compromisso Entre Sindicatos – Redução do Stress Térmico em Canteiros de Obras, redigido em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (SINDUSCON-RS).

O acordo entre as duas entidades estabelece regras emergenciais a serem seguidas pelas empresas, visando a redução dos efeitos do chamado stress térmico ou sobrecarga térmica suportada pelos trabalhadores expostos diretamente ao sol do verão no estado. Entre outras coisas, no texto está determinado os períodos de descanso de acordo com a temperatura.

Para o presidente do STICC, Valter Souza, a assinatura deste termo de cooperação é mais um reconhecimento da importância que o ser humano tem. “Nós estamos vivenciando uma grande alteração climática em todo país e o stress térmico é muito forte. Então, esse acordo é de suma importância para garantir a integridade e a saúde do trabalhador, além de ser uma valorização dentro do mercado de trabalho”, destaca o presidente do STICC.

O respeito das duas entidades para o trabalhador também é o principal ponto a ser ressaltado, de acordo com o secretário-geral do STICC, Gelson Santana. Para o dirigente, este é o primeiro passo na busca por melhores condições de trabalho durante o verão. “Como esse acordo é temporário, vamos lutar para que, no próximo ano tenhamos a NR15, anexo 3 – que trata do calor – seja regra. Porque para nós, o calor não é legal”, revela.

“Quando o calor é intenso, todos devem ter direito a um período de descanso e hidratação. Ao menos é o que rege o bom senso”, salienta o presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Sessegolo. Infelizmente, isso não é o que se encontra na prática. “Por conta disso, as entidades se uniram para difundir tanto para os trabalhadores quanto para os empresários que é desumano trabalhar a uma temperatura elevada junto com o esforço físico exigido na construção civil”, afirma o presidente do Sinduscon-RS.

O “Compromisso entre Sindicatos” é válido durante o verão de 2015 (até 31 de março) e será aplicado nas 25 cidades em que o STICC atua: Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Guaíba, Cachoeirinha, Santo Antônio da Patrulha, Barra do Ribeiro, Alvorada, Nova Santa Rita, Camaquã, Tapes, Cerro Grande do Sul, Arambaré, Sentinela do Sul, Cristal, Amaral Ferrador, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Eldorado do Sul, Charqueadas, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Butiá e Glorinha.

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui