Notícias

horas-apos-visita-de-secretario-obra-para

Horas após visita de secretário, obra para

Qui, 18 de Junho de 2015 13:25

Cerca de três horas após o secretário municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher, visitar as obras de revitalização da Praça XV, ontem, o Sticc (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil) esteve no local e paralisou os serviços. Foram constatadas supostas irregularidades nas condições de trabalho dos funcionários, nos equipamentos, além de operários trabalhando sem documentação e em funções inadequadas.

A paralisação é mais um contratempo que acumula a obra, iniciada em abril de 2013 e paralisada duas vezes pelo Iphan, órgão federal que cuida do patrimônio histórico, e também na Copa, devido à grande circulação no local. Agora, com cerca de 60% dos trabalhos concluídos, a nova interdição deve durar, pelo menos, até segunda-feira, quando o sindicato irá novamente ao local verificar se as situações apontadas foram regularizadas.

“Está bem complicado aqui. Não há um local de convivência para os funcionários, não há refeitório, detectamos comida estragada... Todo trabalhador tem que ter uma condição mínima para trabalhar. Isso aqui é desumano”, reclamou a fiscal do Sticc Bruna Cardoso. Além disso, uma betoneira operava sem aterramento e proteção, estrangeiros trabalhavam sem documentação e não havia relógio ou cartão ponto.

A empresa Rumo Engenharia, que executa a obra, tem registrado as horas trabalhadas dos operários à distância, o que, segundo a fiscal, é proibido por lei. Segundo Leandro Balle, engenheiro da obra, as condições se agravaram por exigências da própria revitalização, que foi tomando o espaço destinado aos funcionários. Ainda assim, segundo ele, tudo será normalizado hoje.

“Amanhã [hoje] já vamos dar um jeito nisso”, disse Balle. Questionado ainda ontem à tarde, o secretário Mauro Zacher não estava a par do assunto e disse que quem cuida destas questões é a empresa contratada. Ele, no entanto, prometeu acompanhar a situação. “Ainda não tenho essa informação, mas exigiremos que os funcionários tenham todas as condições de trabalho”, garantiu.

A revitalização – que prevê a instalação de novas luminárias, bancos, sinalização, arborização e pavimentação dos passeios e vias do entorno – deve ser concluída em 5 meses. O investimento é de R$ 3,3 milhões, R$ 700 mil a mais do que o divulgado inicialmente.

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui