Notícias

morro-da-cruz-foi-palco-do-papo-reto-sticc

Morro da Cruz foi palco do Papo Reto STICC

Dom, 19 de Julho de 2015 14:00

Depois de uma semana de chuvas intensas, até o tempo colaborou para que o Papo Reto STICC fosse realizado com um lindo sol na Escola Municipal Morro da Cruz. Mais de 200 jovens, entre alunos e moradores da região, participaram das oficinas promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC) no último sábado, 18 de julho.

Ao todo foram quatro oficinas voltadas para o público adolescente coma temática do Hip Hop (MC, grafite, stencil e dança de rua), além de uma palestra sobre educação sexual e DST, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, as crianças com até oito anos puderam participar de uma série de atividades especiais, como leituras de histórias e pinturas de rostos.

Para o coordenador da ação e diretor de Educação Sindical do STICC, Jean Pereira, o Papo Reto foi extremamente gratificante. “Esta é uma comunidade muito receptiva e ver os jovens com tanta vontade de aprender nas oficinas, ainda mais tão cedo e num dia de sol como hoje, nos mostrou que foi a escolha certa vir até aqui para promover uma ação desse porte”, descreveu emocionado.

A emoção também fez parte da mensagem de boas-vindas do presidente do STICC, Gelson Santana, aos participantes na abertura do evento. Sua biografia singular, mostrando como um “garoto que saiu da vila e hoje é diretor sindical” deixou a plateia em silêncio. “É muito importante ouvirmos sempre os nossos professores e os nossos pais, pois eles já passaram pelos mesmos desafios que hoje enfrentamos e podem nos dar bons conselhos. Tive tudo para seguir os caminhos errados, que eram muito mais fáceis. Ainda assim, estudei, tive bons conselheiros e hoje estou aqui com vocês”, destacou Santana.

Já a diretora da Escola Municipal Morro da Cruz, Margarethe Terezinha Nascimento, elogiou a iniciativa do STICC. “Todas as oportunidades de trazer novas vivências para os alunos devem ser recebidas de braços abertos, ainda mais quando a ação traz cultura e inclusão social para os nossos jovens”, revelou a educadora.

Para o Deputado Federal Pompeo de Mattos o Papo Reto STICC mostrou-se como um grande ato de interação entre o sindicato e a comunidade. “Este é um dia de muita interatividade onde podemos ver com certeza que a construção civil não é feita somente de prédios, mas também de cultura e intercâmbio com a sociedade”, declarou o deputado.

Entre os palestrantes, Eduardo Santos, o Angel, responsável pela oficina de grafite, estava entre os mais disputados do dia. Além da teoria e noções de desenho e história do Hip Hop, também foi responsabilidade do grupo dar nova vida às paredes de uma das áreas da escola. “O grafite chama bastante atenção e ajuda na inclusão social, porque é uma forma de mostrar aos jovens que a pintura urbana é arte e não tem nada a ver com o ato de pichar muros e destruir a propriedade dos outros”, destacou o artista.

Outro palestrante empolgado com a ação foi Mano Vini, o responsável pela oficina de MC. Além de divulgar a cultura, ainda descobriu novos talentos entre os participantes. “Bom mesmo é encontrar o pessoal empolgado para participar e fazer as rimas”, afirmou. Dessa oficina saiu o Mc Iago (Iago Alexander), 9 anos, estudante do 1º ano do Ensino Fundamental. “Entrei por acaso, porque estava mesmo inscrito para outra, mas meu sonho é ser cantor e o professor começou a ensinar como escreve as letras e como faz rimas. Gostei tanto que pedi para trocar e fiquei na sala”, disse.

Já a B-Girl Ceia Santos elogiou a iniciativa do STICC, tendo em vista que esta foi uma grande oportunidade de mostrar um pouco da arte Hip Hop para os jovens do Morro da Cruz, local onde nem sempre podem ter acesso a essas informações. “Numa região onde eles estão cercados por drogas e violência é muito bom ver ações como a do sindicato de trazer a cultura e também palestras sobre DST para esse público”.

 

Crédito fotos: Jefferson Bernardes

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui