Notícias

sticc-apoia-encontro-de-imigrantes-haitianos-

STICC apoia encontro de imigrantes haitianos

Seg, 19 de Outubro de 2015 17:24

Aconteceu no domingo (18) o primeiro encontro de integração e acolhimento dos migrantes haitianos residentes na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O evento teve como objetivo estabelecer vínculos entre os migrantes para que em breve seja possível definir as estratégias de intervenção social em benefício do grupo. Cerca de 60 migrantes participaram desta edição.

O STICC marcou presença, auxiliando na organização e realização do almoço de confraternização. Uma das funcionárias do sindicato, a haitiana Mislene Rene, realizou a tradução do português e francês para a língua creole.

O Diretor Administrativo do STICC, Gerci Perrone, que participou da ação, destacou um dos motivos mais importantes do encontro. “O encontro serviu para que eles se sintam acolhidos e saibam que não estão sozinhos. O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, com o apoio do STICC, irá apoiá-los nas suas demandas. Inclusive nas áreas de saúde, educação, trabalho e emprego. Em tudo o que for necessário”, revelou o diretor.

Durante o evento aconteceu a localização dos migrantes no mapa do Haiti, onde eram identificadas as cidades que pertenciam, gerando uma grande integração entre eles. Muitos que estavam ali não se conheciam.

A data de realização do segundo encontro será definida em breve e os organizadores aguardam um número ainda maior de participantes. Para isso, será feita a escolha de um representante dos migrantes na Lomba do Pinheiro. A partir de pesquisa informal realizada por lideranças locais, existem em torno de 200 migrantes haitianos e senegaleses na região.

O I Encontro com Migrantes na Lomba do Pinheiro reuniu mais de 80 pessoas e foi organizado pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e contou com importante parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STICC); Paróquia Santa Clara, CAR Lomba do Pinheiro, SAJUR da UFRGS, FASC, SMS, Rede de Educadores em Museus (REMRS) e Ponto de Memória Lomba do Pinheiro (PMLP). O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo também participou do evento.

Crédito fotos: Valtencir Cruz

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui