Notícias

sticc-participa-de-workshop-internacional-da-icm

STICC participa de workshop internacional da ICM

Qua, 03 de Fevereiro de 2016 15:23

A primeira reunião latino-americana da Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) está sendo realizada desde terça-feira (02) em Buenos Aires (Argentina) com a proposta de criar uma rede de informações com os vários associados locais. Para o evento foram reunidos mais de 30 responsáveis pelos setores de comunicação dos sindicatos e centrais sindicais associados à ICM.

Para o representante regional da ICM para América Latina e Caribe, Nilton Freitas, a comunicação é essencial para definir as estratégias e para que todos possam proteger seus associados. “Não estamos dispostos a aceitar que os trabalhadores paguem a conta da crise. E contamos com as várias diretrizes de comunicação para nos preparar melhor para proteger melhor nossos associados ao redor do mundo”, declarou o dirigente.

Já a diretora de Campanha, Gênero e Migração da ICM, Jin Sook Lee, foi incisiva ao afirmar que a entidade realiza campanhas para organizar e fortalecer os trabalhadores, além de angariar novos membros. “Precisamos de uma rede de comunicação para que a informação não fique estagnada na caixa de entrada da presidência e sim, que circule pelos sindicatos”, ressaltou.

No primeiro dia, os 30 sindicatos e centrais sindicais presentes apresentaram suas estruturas e principais campanhas. Representando o STICC, a jornalista Carol Ferrari destacou a parceria entre a comunicação e o setor de fiscalização para a divulgação e obtenção de informações e mostrou a todos as ações da entidade em defesa dos direitos dos trabalhadores migrantes. “O STICC possui um campanha permanente de valorização dos seus trabalhadores, pois a diretoria compreende que são cidadãos e como tal devem ter acesso a todos os seus direitos, independente da raça, nacionalidade ou credo”, relatou a assessora de imprensa do sindicato.

No segundo dia (03), o grupo teve a oportunidade de conhecer a sede da Construir TV, emissora da UOCRA, sindicato dos trabalhadores da construção da Argentina. Em conversa com a diretora executiva da emissora, Alejandra Marano, o grupo de comunicadores pode conhecer as estratégias adotadas pela Construir TV para disseminar as informações relacionadas com o dia a dia dos trabalhadores. “Usamos a televisão para incutir a mensagem que o sindicato é bom e que faz bem fazer parte de um sindicato, independente da base. Isso de forma sutil para podermos competir com a superinformação presente nas emissoras existentes no país”, afirma Alejandra. A diretora informou ainda que a Construir TV está disponível em mais de 50% dos canais argentinos.

O Workshop Construindo Capacitação Regional em Comunicação e Campanhas segue até a quinta-feira (04/02), em Buenos Aires e conta ainda com a presença do presidente do STICC, Gelson Santana.

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui