Notícias

Médico do STICC explica os cuidados essenciais para evitar doenças respiratórias nesta época do ano
Qui, 12 de Maio de 2016 13:23
Todas as quartas-feiras, a partir das 17h, o Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (STICC) promove a seus funcionários atividades recreativas e palestras sobre os mais variados temas. No último dia 11 de maio, o clínico geral e pediatra do STICC, Francisco Morelli, fez uma explanação sobre as “Principais dúvidas das infecções respiratórias”.
São nas estações de tempo frio e seco que as doenças respiratórias aumentam. As temperaturas em queda, a baixa umidade do ar e a aglomeração de pessoas em locais fechados propiciam a transmissão de vírus e bactérias, porque tornam-se mais resistentes, em número maior e o organismo das pessoas tende a ficar com a imunidade mais baixa por conta do ressecamento das vias respiratórias.
As doenças mais comuns são gripe e resfriado e as crises de doenças crônicas costumam ser desencadeadas nessa época como asma, bronquite, otite, sinusite e enfisema pulmonar. Além disso, os casos recentes de mortes por gripe A causam pânico na população.
De acordo com Morelli, a prevenção é muito importante e pode ser feita por meio de atitudes simples no dia a dia. Ter uma boa alimentação, se hidratar e evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas são algumas delas e podem evitar o contágio e ajudar na recuperação para quem já está doente.
“Outra dica importante é se agasalhar bem. As vezes a pessoa sai de manhã e não leva nenhum casaco, mas aí esfria e ela acaba passando frio e ficando mais propensa a adoecer. É sempre melhor levar consigo um casaco”, disse.
Cuidados
- Evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas.
- Deixar o ambiente o mais ventilado e arejado possível.
- Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz, preferencialmente com lenço de papel descartável.
- Lavar as mãos várias vezes por dia, com água e sabonete, especialmente se estiver ou passar por locais públicos. Se não tiver como lavar, higienizar com álcool em gel.
- Se apresentar febre acompanhada de sintomas como tosse, dor de garganta, procurar um serviço de saúde.
- Alimentar-se bem, com muitas frutas e verduras e ingestão de líquidos.
- Quando gripado, evitar contato desnecessário com crianças e recém-nascidos.