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STICC recebe palestra do Samu
Qui, 07 de Julho de 2016 10:16
O STICC recebeu na tarde dessa quarta-feira a visita da enfermeira do Samu Dinorá Cenci. A enfermeira veio dar continuidade ao tema da palestra anterior. Dessa vez foram abordados assuntos como infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e traumas em geral. Os funcionários presentes receberam orientações de como proceder caso aconteça algum desses incidentes.
Segundo Dinorá, o infarto geralmente, é causado pela interrupção do fluxo sanguíneo para o coração devido à coagulação do sangue. Sem sangue, os tecidos perdem oxigênio e morrem. Os sintomas incluem apertos e dores no peito, no pescoço, nas costas ou nos braços, fadiga, atordoamento, arritmia cardíaca e ansiedade.
O tratamento vai desde mudanças no estilo de vida e reabilitação cardíaca até medicamentos e pontagem coronária.
Já o AVC - conhecido popularmente como "derrame cerebral" - pode ser dividido em dois tipos:
• O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria.
• O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.
Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve ser considerado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira.
Os sintomas de um AVC são dificuldade de andar, falar ou de discernimento, bem como paralisia ou adormecimento do rosto, braço ou perna. O tratamento antecipado com medicamentos pode minimizar os danos cerebrais. Outros tratamentos concentram-se em limitar as complicações e impedir AVCs adicionais.
Em ambos os casos é necessário entrar em contato com o Samu, através do 192, para receber as orientações de como proceder no primeiro atendimento.