Notícias

sticc-participa-no-panama-de-conferencia-global-do-cimento

STICC participa no Panamá de Conferência Global do Cimento

Seg, 26 de Setembro de 2016 13:58

A convite da ICM (Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira), o STICC (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre) estará presente em diversas atividades sindicais que ocorrem, de 26 a 30 de setembro, no Panamá, entre elas a Conferência Global do Cimento. O presidente do STICC, Gelson Santana, e o diretor de Educação da entidade, Jean Pereira, representam o sindicato no evento mundial.

 

Sobre o convite da ICM ao STICC de participar da conferência, Gelson citou a parceria entre as duas entidades. “A ICM é uma entidade mundial e para nós é uma honra tanto ser convidado para eventos importantes como esse quanto ser palco de um encontro”, afirmou. “Um exemplo forte disso foi o Workshop de Sindicalismo Inovador 2016 que ocorreu em Porto Alegre, dentro do STICC, no início de setembro”, concluiu. O evento em solo gaúcho contou com a presença de 30 líderes sindicais de todo o mundo, entre eles Panamá, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina e Suriname. Foi a primeira vez que esse grupo seleto se encontrou no Rio Grande do Sul. A reunião ocorre tradicionalmente fora do Brasil.

 

Nesta semana, no Panamá, serão apresentadas as atividades realizadas pelo sindicato gaúcho, como o trabalho desenvolvido com os imigrantes que chegam ao Brasil e ingressam na construção civil. O curso de português para os haitianos, a festa de Natal aos estrangeiros e a preocupação do STICC para o cumprimento das leis trabalhistas aos mesmos serão alguns dos assuntos tratados. Além disso, a boa atuação da equipe de fiscalização da entidade dentro dos canteiros de obras será objeto de intercâmbio entre os presentes.

 

Entre as diversas atividades sindicais, ocorrerão a Comissão Regional das Mulheres e o Comitê Regional para a América Latina e Caribe. Além disso, mais de 50 participantes entre jovens e mulheres participarão de um seminário de treinamento para a nova liderança na região. O grupo é formado por líderes de sindicatos filiados à ICM da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Jamaica, Bermuda, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.

 

Conferência Global

O principal evento organizado pela ICM é a Conferência Global do Cimento, com o tema "Cimentar o nosso futuro", que será realizada nos dias 29 e 30 setembro. A cerimônia de abertura, no dia 28 de setembro, será presidida pelo secretário-geral da ICM, Albert Emilio Yuson, juntamente com os vice-presidentes, Pierre Cuppens (Bélgica) e Dietmar Schäfers (Alemanha). O ministro do Trabalho e Desenvolvimento Trabalhista do Panamá, Luis Ernesto Carles; o diretora-adjunta do Escritório da OIT Regional, Gerardina González Marroquín; e o secretário-geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas, Victor Baez Mosqueira, serão algumas das personalidades presentes. O evento pretende divulgar os resultados da investigação das condições de milhões de trabalhadores em todo o mundo que trabalham na indústria do cimento e, assim, lançar uma plataforma única de ação através de uma rede mundial.

 

No Brasil

De acordo com o representante regional da ICM para a América Latina e Caribe, Nilton Freitas, a InterCement, uma holding do Grupo Camargo Corrêa, é uma das maiores cimenteiras do mundo. Atualmente, a holding emprega mais de 2 mil trabalhadores diretos no Brasil, além de milhares de terceirizados, distribuídos em suas 14 unidades de produção ativas, mais uma sede administrativa, na cidade de São Paulo. Segundo ele, é necessário que se crie uma rede mundial para evitar que o trabalhador seja enganado e tenha suas condições diminuídas ou até extintas.

 

Por Assessoria de Comunicação STICC com ICM

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui