Notícias

sticc-promove-a-solidariedade-haiti-recebe-apoio-financeiro

STICC promove a solidariedade: Haiti recebe apoio financeiro

Seg, 06 de Março de 2017 11:08

“Esse valor inicial é para ajudar os nossos irmãos do Haiti”, foi com essa frase que o presidente do STICC (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre), Gelson Santana, entregou nesta segunda-feira um cheque de quase 2 mil dólares (cerca de 115 mil gourdes, a moeda local) à haitiana FENATCO (Federação Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil), em Porto Príncipe. O valor é referente a seis meses de contribuições dos trabalhadores haitianos na área abrangida pelo STICC no Rio Grande do Sul.

 

 Em dezembro de 2016, o STICC assinou um convênio com a federação caribenha, em que garantiu o repasse de 100% das contribuições sindical e confederativa dos trabalhadores haitianos estabelecidos em Porto Alegre e sua região metropolitana à FENATCO. Enfatizando a importância da solidariedade ao país caribenho, Gelson assegurou “Estamos abrindo mão da arrecadação”. A intermediação do acordo foi realizada pela federação sindical internacional ICM (Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira), com sede mundial na Suíça.

 

O representante regional da ICM para América Latina e Caribe, Nilton Freitas, que também está no Haiti, avaliou que essa iniciativa é uma ajuda na reconstrução do país, que convive com uma alta taxa de informalidade no mercado de trabalho. “É uma prática solidária e humanista. É fundamental”, concluiu.

 

Atualmente, o STICC calcula que 10% dos cerca de 1,5 mil haitianos na construção civil gaúcha já estão sindicalizados.

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui