Notícias

forte-emocao-marca-a-entrega-o-diploma-de-honra-ao-merito-de-porto-alegre-ao-presidente-do-sticc

Forte emoção marca a entrega o Diploma de Honra ao Mérito de Porto Alegre ao presidente do STICC

Qua, 13 de Dezembro de 2017 08:05

A noite de terça-feira (12/12) foi de forte emoção para o presidente do STICC (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil), Gelson Santana, funcionários do sindicato e moradores do Campo da Tuca. O líder sindical recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da cidade de Porto Alegre pelos seus trabalhos de cunho social, movimento político e sindical, além de história de vida vencedora. A iniciativa de homenagem foi do vereador João Bosco Vaz e aprovada pelos 36 vereadores da Casa.

 

O plenário Ana Terra esteve completamente lotado, com mais de 100 pessoas sentadas e outras tantas em pé para prestigiar o companheiro, amigo e irmão Gelson. A solenidade foi comandada pelo vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Cláudio Janta, que assim como o homenageado também é oriundo do Campo da Tuca e do sindicalismo. “Estar aqui presenciando essa linda homenagem, com quase 200 pessoas nesse plenário é de uma imensa satisfação. Ainda mais por fazer parte do Campo da Tuca, assim como o Gelson.”

 

O proponente da homenagem, o vereador João Bosco Vaz lembrou a história de Sagu, Como é conhecido Gelson Santana desde muito cedo. “Eu não conheci o Gelson Santana. Eu conheço o Sagu: o amigo, parceiro, trabalhador e que tem um sonho, que se concretiza, de fazer uma cidade e um País melhor”, disse. O parlamentar também relembrou os trabalhos realizados pelo STICC: “Poderia ficar aqui até tarde para dizer tudo o que o sindicato faz. Desde o trabalho com migrantes haitianos e senegaleses que chegam ao Estado, até os jantares em prol do Lar Santo Antônio, a luta pelos direitos trabalhistas da construção civil, entre outros”, completou.

 

O presidente nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, também prestigiou o evento. “Apesar da minha agenda atribulada, fiz questão de estar perto do meu amigo neste momento tão emocionante. Esse reconhecimento é mais do que merecido”, afirmou.

 

A deputada estadual Regina Becker, representando a Assembleia Legislativa, citou os trabalhos conjuntos com o STICC e com Gelson. “Tenho o imenso prazer de ver uma pessoa que não mede esforços para ajudar a classe trabalhadora, sua comunidade, e a sociedade civil como um todo. Tenho que parabenizar mais uma vez este homem íntegro.”

 

O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati lembrou dos trabalhos realizados em parceira com a prefeitura, como o OPL (Obra Pública Legal), que premia a empresa que respeita o dinheiro público, o trabalhador e o meio ambiente. “O STICC sempre se preocupou com a sociedade no geral. O OPL é prova disso. Um trabalho responsável vem sendo feito pelo amigo Gelson. Mais do que merecido esse reconhecimento da Câmara de Vereadores.”

 

Muito emocionado, Gelson Santana, agradeceu as quase 200 pessoas que lotaram o plenário. Com a voz embargada homenageou a sua mãe, seus filhos, irmãos e amigos de infância. O Sagu foi aplaudido por todos presentes nesta que é uma das maiores honrarias do Parlamento municipal. Também agradeceu as autoridades presentes e ao Vaz por ter proposto a ideia da honraria. “Muito obrigado meus amigos, funcionários do STICC, empresários, comunidade do Campo da Tuca, que está aqui em peso”, disse, com olhos marejando.

 

Entre as autoridades presentes estiveram o ex-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, Rogério Fleischmann, o presidente da UGT-RS, Norton Jubelli, representantes de deputados estaduais e federais, empresários da construção civil, de sindicatos municipais e estaduais, entre outras.

 

Trajetória

 

O porto-alegrense Gelson Santana, 55 anos, enfrentou grandes dificuldades durante boa parte da sua vida. Assim como a maioria dos brasileiros. Morou em vários lugares, entre eles o Campo da Tuca. Enquanto morou na Tuca, ele foi carroceiro, vendedor de jornal, engraxate, vendedor de bilhete de loteria, ajudante de serviços gerais no Estaleiro Só, entre outros.

 

Em 1982, Gelson ajudou na campanha de um candidato a deputado federal, vinculado ao Sticc. O candidato não se elegeu, mas convidou Gelson para ser servente de obra na entidade. Trabalhou em praticamente todos os setores da entidade, adquirindo experiência e vendo a necessidade de ajudar o próximo.

 

Em 1995, entrou na diretoria do Sticc. Em 2010, Gelson já era secretário-geral da entidade e, em 2015, o seu presidente. Desde 2011, Gelson Santana, assim como o grupo diretor, criaram diversas atividades em prol do trabalhador e para a sociedade onde a entidade está inserida. Seja promovendo o Jantar do Lar Santo Antônio dos Excepcionais, organizando partidas de futebol entre os trabalhadores, realizando a Festa de Natal dos Migrantes, aulas de português para haitianos, melhores condições para o trabalhador da construção civil, seminários com os assuntos atuais que dizem respeito à sociedade, entre outros.

Confira as fotos:

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui