Ponto de Vista
OS BRASILEIROS SÃO OS DONOS
Qua, 25 de Junho de 2014 11:19
Agora que a Copa do Mundo deu certo, muita gente quer se adonar dela. Os governos tiraram o corpo fora num período pré-copa, dela usufruíram no superfaturamento das obras e cobraram empréstimos do BNDES absurdos. Hoje que deu certo julgam-se no direito de chamar para si os louros da vitória.
Só tem um dono: O POVO BRASILEIRO.
Os estádios lotados, os torcedores felizes, os turistas bem recebidos, as manifestações sociais controladas, tudo com a participação popular. A Copa saudada por todos com justo sucesso.
O governo federal adona-se do evento dizendo que só ele acreditava, todos duvidavam. Uma estratégia perigosa, porque se o Brasil for campeão tanto que bem, Dilma vence até a eleição. Mas, se perder agarre-se que vai ladeira abaixo.
Já sabemos pelo numero de sul-americanos e latinos nas oitavas que um deles será finalista desta Copa. O outro pode ser europeu ou latino também. Diante das desclassificações de ex-campeões do mundo, ficamos isolados como pentas. A Itália que ameaçava está fora. Inglaterra fora, Portugal fora. Restam França, Argentina, Alemanha, Holanda e o...Brasil.
Algumas surpresas, a maior delas, Costa Rica. Um craque: Neymar. Uma decepção: Cristiano Ronaldo.
E até uma invasão de argentinos, transformou Porto Alegre em Buenos Aires. Esta Copa tem de tudo, mas é do povo, não tem dono, nem dona. Não se iludam.
João Garcia
Jornalista