Ponto de Vista

A MÃE DE TODOS OS MALES

Qua, 11 de Junho de 2014 15:44

 Está começando a COPA DO MUNDO, que para muitos é a mãe de todos os males no Brasil. É a culpada da falta de escolas, de delegacias de policia, de presídios, de postos de saúde e até de viadutos. Dos ônibus até a carne na mesa do trabalhador, a culpa é do dinheiro investido em estádios.

Podem parar!

Não haveria isso, porque não está no orçamento. Mas quem sabe disso?Alguém questionou ao seu deputado federal? Aliás, em quem votou?A COPA DO MUNDO não é culpada de termos aceito a empreitada, do presidente Lula, de fazer 12 (ele queria 17) estádios, quando a FIFA pediu oito praças. Mas tinha que entregar três para cada empreiteira, que dá comissão (vão estar na lista de doadores da campanha do partido dele).

Porto Alegre, por exemplo, vai receber milhares de estrangeiros. Milhares vão passar por aqui e, se forem bem tratados, voltam. A cidade vai receber nos próximos anos obras viárias por conta da COPA. Já recebeu dois estádios, que não teria. Vai ficar melhor, vai ficar mais bonita. Tudo pela COPA.

A nossa parte está em SORRIR. Vamos tratar bem, nos divertir. Serão cinco jogos em que vamos abraçar estas pessoas, cuidar delas, protegê-las, fazer com que se sintam bem. Vamos enfeitar nossas janelas, nossos carros, embandeirar a cidade, as vitrines, dar um clima de COPA. Nem estaremos vivos na próxima vez. A outra foi há 64 anos. Em programa de radio, pedi ao prefeito Fortunatti, que vestisse o Laçador de camisa brasileira. Vamos receber nossos novos amigos assim.

Parem de cornetear a COPA. Não discutam agora. Se tiverem restrições, deixem para depois, agora não adianta. Até fica feio falar mal, só prá dizer que foi contra. Se vamos ganhar? Isso não dá para apostar, a gente chegou noutra, fora do Brasil, acho que vamos de novo. O Felipão é cuidadoso, já viram, mas ganhar é outra coisa. Temos um bom time.

Prometam que vão ajudar, recebendo bem e até ganhando dinheiro com esses turistas. Vendendo pra eles, metendo cerveja, churrasco, roupas neles, muitos passeios e comidas, porque para isso também que eles estão aqui. Aproveitem.

Os turistas têm do Brasil, de Porto Alegre, especialmente boa imagem. Se a gente os proteger dos maus brasileiros, vão nos agradecer. Não os deixem ser explorados. Lembrem que não gostariam para vocês fossem também. Estamos combinados? Se a gente fizer assim, ano que vem eles voltam. Voltam e trazem outros e nós entramos no circuito. Isso aconteceu na África do Sul. Então não esqueçam: vale um sorriso.

João Garcia

Jornalista

TV STICC

Marreta Online

Marreta On-line

Denúncia

Denuncie informações aqui

Colônia de Férias

Colônia de Férias informações aqui