Os migrantes enfrentam muitos desafios para sua inserção social na região metropolitana de Porto Alegre. Alguns dos principais problemas incluem: dificuldades de inserção no mercado de trabalho, barreiras linguísticas e culturais, racismo estrutural, xenofobia e moradia. Com intuito de cooperar e esclarecer os trabalhadores migrantes da construção civil, o STICC realizará a terceira edição do Seminário com painéis e com palestrantes (programação anexa) conhecedores dessa complexa realidade desse público.
O Sindicato é pioneiro no Brasil em realizar ações e programas para facilitar a integração dos migrantes trabalhadores do setor. Destaca-se o curso de português, totalmente gratuito e uma conquista importante do STICC, prevista na Convenção Coletiva, o contrato de trabalho deve ser traduzido para a língua nativa do migrante. Hoje mais de 500 migrantes são associados ao STICC.
Segundo o presidente Gelson Santana “é muito importante a sociedade na totalidade propor ações concretas para permitir que esses cidadãos exerçam suas atividades laborais com dignidade e tenham seus direitos respeitados". Ele cita um exemplo relevante para a inclusão e construção de uma nova realidade para um haitiano. Roosven Marc chegou em Porto Alegre em 2013, fez curso de português no STICC, após foi contratado para trabalhar na área de fiscalização de canteiros. Em 2018 passou no vestibular de odontologia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Para o presidente Gelson Santana, "a história do Marc é um exemplo concreto que é possível um migrante alcançar grandes conquistas pessoais e profissionais desde que a sociedade lhe proporcione condições para tal. É o que fizemos desde 2012”.
O evento é uma realização do STICC com apoio da MRV, BWI, SOLIDARY CENTER e UGT.
Inscrições gratuitas até 17 de janeiro através do WhatsApp (51) 99747-1384
O presidente Gelson Santana está à disposição para maiores esclarecimentos e entrevistas. Contato com Gil Kurtz fone 51.994305809.
Confira a programação
コメント